Como eu Organizo meus sonhos e projetos na correria do dia-a-dia. Por Alisângela


Planner, Bullet Journal, Agenda:

qual a diferença entre eles e como o meu tem me ajudado!

  

Janeiro é o mês de planejar e pensar em novas atitudes para o ano que se aproxima. As festas de final de ano, o reencontro com amigos e família, nos remete a pensamentos livres e sonhos que muitas vezes ficam esquecidos em meio a tanta correria. Essas ferramentas nos ajudam a não deixar nada disso ser passado em branco durante o ano, porque nos ajuda a organizar o que queremos.
Existem muitos apps disponíveis para computadores e principalmente para celulares que nos ajudam na organização do trabalho diariamente, mas ainda é muito comum o uso de um caderninho para ajudar a registrar nossas responsabilidades no decorrer dos dias.
Nos últimos anos, o planner tem caído no gosto popular e cada vez mais gente é adepta a ele. Outro organizador que vem com tudo é o bullet jornal. E, claro, a boa e velha agenda também mantém seu espaço com dignidade.
Antes de comentar sobre eles quero falar das ferramentas básicas que regem qualquer um desses materiais. É bom ter clareza sobre três ações que estão relacionadas  a nossa produtividade e quem têm funções diferentes: organizar, planejar e registrar.
Organizar é pensar em cada coisa ou situação e cada uma delas tem um lugar, um segmento de acordo com seu significado. Planejar é pensar em como vamos executar nossos sonhos e projetos e Registrar nada mais é do que manter os registros de tudo isso com anotações e referencias, para consultas sempre à mão.
Vamos às ferramentas que podemos usar para fazer isso de maneira prática, rápida e lúdica.
A AGENDA, nossa mais velha amiga, dispensa apresentações! Para quem é mais objetivo e precisa apenas de um modelo pronto para anotar seus compromissos diários, a agenda continua sendo uma boa ferramenta.

Com a rotina cada vez mais cheia, a demanda por novas ferramentas foi natural. É aí que surge o PLANNER, que é uma espécie de agenda atualizada, modernizada.

Ela geralmente traz uma organização semanal, fácil de visualizar. Costuma ser num tamanho maior que as agendas. A organização abrange mais conteúdo no planner, ou seja, você tem espaço para incluir as tarefas diárias, o controle financeiro, lista de projetos e desejos, filmes ou livros que estão na lista e muito mais.

Agora se você está querendo personalizar sua agenda e deixar registrado fatos e ideias, você vai gostar muito mais de ter um BULLET JOURNAL. Sabe aquele caderninho que você anota algumas ideias soltas e outras informações no decorrer do dia? Pois é, esse é o seu Bullet Journal! Na verdade, ele seria uma junção de um diário com uma agenda e/ou seu planner. Nele você é livre para criar a organização o que você quiser, da forma que seja mais fácil pra você.
Particularmente meus registros são feitos em um caderninho que se parece muito com um Bullet Journal, que mantenho atualizado e registro nele toda minha rotina, meus projetos, trabalhos e ainda minhas finanças. Ter tudo no mesmo espaço é muito fácil de organizar a correria do dia a dia e ainda não esquecer dos meus sonhos.
O que mais gosto no meu bullet journal é poder colorir, usar recortes, colar adesivos prontos ou mesmo criar alguns e mais, desenhar. O desenho no meu bullet journal vem pra mim como uma terapia, que me desestrassa e me ajuda a voltar no foco do trabalho, com todo carinho e amor que tenho pelo que faço.
Alisangela
(14) 99829-4168 - vamos agendar para fazer o seu?

Comentários

  1. Respostas
    1. que bom!!! Fico feliz!
      Use, sei que vai gostar mais ainda!! bjos

      Excluir
  2. Eu tenho usado kan ban, uma metodologia japonesa bem parecida. Para mim, funciona muito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Segurança Rural, o que você faz para proteger sua propriedade rural?

05 frequências para se conectar com o Universo de abundância - por Eva Santana

Amadores nas competições de Três tambores - garra e dedicação