Segurança Rural, o que você faz para proteger sua propriedade rural?


O que você faz para proteger sua propriedade rural?

 

Uma vida inteira para conquistas e umas horas para roubarem de nós!

Infelizmente esta é uma cena que vem se repetindo com mais frequência nos últimos anos nas propriedades rurais, os roubos de tratores, máquinas e demais equipamentos importantes e necessários para a manutenção da propriedade rural e produção agrícola, que tem sido cada vez mais foco de ocorrências policiais.

Na nossa região são inúmeros os casos e constantemente vemos nos grupos de WhatsApp pessoas pedindo ajuda ou informando roubos de tratores de amigos, parentes e conhecidos. Aí nos questionamos: como será que fizeram isso, como é que sabiam desses detalhes?

E assim, intrigados as pessoas vão se deixando levar inocentemente por pensamentos que levam a pensar em pessoas que conhecem o local a rotina. Mas não é bem assim que tem funcionado esse esquema de bandidagem. O uso de tecnologias está associado a essas quadrilhas que estão cada vez mais especializadas neste tipo de roubo.

Tem sido registrado em toda a região o uso frequente de drones para vigiar e estudar o dia-a-dia das propriedades rurais. “Essa semana eu vi um drone duas vezes sobrevoando nossa propriedade. Achamos que fosse alguma brincadeira ou mesmo pulverizações aéreas, mas infelizmente não era. Na semana seguinte tivemos nosso trator roubado de dentro do barracão. Infelizmente não conseguimos recuperar ainda e tudo leva a acreditar que aquele drone que vimos estava nos vigiando há tempos e não sabíamos.” (Relata produtor rural que não quis se identificar)

O importante é ficar atento a estas novas condições de furtos e roubos que estão ocorrendo e registrar no 190, chamando a policia que fará os procedimentos corretos para enfrentar a situação. Algumas estratégias têm sido tomadas pelos produtores, como manter conversas com vizinhos de propriedade, grupos de segurança no WhatsApp entre moradores de bairros rurais, também são solução que podem ajudar a agir mais rapidamente e as vezes até inibir ações como estas.

Aqui fica nosso alerta, estejam atentos. Drones com sobrevoo regularizados e em serviço tem rotas dimensionadas as propriedades em que estão trabalhando, não voam baixo na casa de vizinhos e nem fora de horário.

 

Colaboração: Alisangela

Membro e ex-presidente do Conselho de Segurança Pública de Brotas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

05 frequências para se conectar com o Universo de abundância - por Eva Santana

Amadores nas competições de Três tambores - garra e dedicação